CULTURA

PAULO BETTI VEM A CAMPINAS APRESENTAR SEU LONGA-METRAGEM “A FERA NA SELVA”

PAULO BETTI VEM A CAMPINAS APRESENTAR SEU LONGA-METRAGEM “A FERA NA SELVA”
 
obra é baseada em texto do premiado escritor britânico Henry James
 
filme tem codireção da atriz Eliane Giardini e do fotógrafo Lauro Escorel
 
sessão acontece em 4/10 e integra a programação Cinema e Reflexão, do #cinecpfl
 
na noite seguinte, a programação exibe “Triangulo Amoroso”, de Tom Tykwer, dentro do ciclo dedicado aos ‘amores contemporâneos’
 
 
Reconhecido nacionalmente por seus personagens no cinema, na televisão e no teatro, o ator Paulo Betti inaugura a programação de outubro da mostra Cinema e Reflexão, do #cinecpfl. Ele conversa com o público ao final da projeção do longa-metragem inédito “A Fera na Selva”, dirigido por ele, em parceria com a atriz Eliane Giardini e o fotógrafo Lauro Escorel (que também participa do encontro). A sessão está agendada para o dia 4 de outubro, quarta-feira, às 19h, com entrada franca.
 
Com Betti e Giardini à frente do elenco e do roteiro, e contando com narração do ator José Mayer, “A Fera na Selva” (Brasil, 2017, 81 min, 12 anos) é baseada livremente na obra homônima do escritor Henry James. O enredo focaliza o reencontro de um homem e uma mulher que constroem uma vigília por um extraordinário acontecimento que os arrebatará. A vida passa enquanto ambos especulam sobre de quê é feita esta fera à solta nesta selva do interior paulista.
 
Trata-se do primeiro longa-metragem inteiramente rodado em Sorocaba e região. A ideia de realizar o filme vinha sendo acalentada há mais de 20 anos pelos atores Paulo Betti e Eliane Giardini (ambos nascidos em Sorocaba), que encenaram no teatro uma bem-sucedida adaptação do romance de Henry James. A escolha dos realizadores de filmar em sua cidade natal procurou valorizar a região.
 
Segundo o crítico Luiz Zanin Oricchio, “trata-se de um filme vindo de um texto filosófico, que trabalha com a nossa incapacidade de viver o momento e perceber o que se encontra diante do nosso próprio nariz. Olhamos muito para a frente, não percebemos o chão em que pisamos. E quando nos damos conta disso, talvez já seja tarde demais. A mensagem de James é ambígua e triste. A fera da selva dá seu bote de maneira sutil e traiçoeira. O filme trabalha essas ideias com justeza e beleza.”
 
sobre Paulo Betti
Com 40 anos de carreira, Paulo Betti exibe um impressionante currículo na televisão (onde viveu aproximadamente 70 diferentes papeis a partir de 1980), no cinema (tendo atuado em mais de 30 longas-metragens) e no teatro (em peças como “O Doente Imaginário”, “O Processo”, “O Boca de Ouro” e “Deus da Carnificina”).
 
Interpretou um de seus personagens mais marcantes do cinema, em “Zuzu Angel” (2006). Outros personagens históricos foram Visconde de Mauá para o filme “Mauá, o Imperador e o Rei” (1999) e o papel título em “Lamarca” (1994). Em 2007, atuou na telenovela “Sete Pecados”, em que viveu Flávio, um arqueólogo milionário. Em 2014, interpreta o vilão cômico Téo Pereira, um blogueiro, na telenovela “Império”.
 
Betti, que também foi professor da Unicamp, partiu para a direção cinematográfica em 2005, quando codirigiu com Clovis Bueno o longa-metragem “Cafundó”, sobre um ex-escravo que praticava ajuda às pessoas tomado por um espírito de cura e restauração conhecido como Preto Velho.
 
sobre Henry James
Nascido em Nova York em 1843 e naturalizado britânico em 1915, Henry James é considerado uma das principais figuras do realismo na literatura do século 19, sendo autor de alguns dos romances, contos e críticas literárias mais importantes da literatura de língua inglesa. Entre as suas obras mais conhecidas estão “Retrato de Uma Senhora”, “Os Bostonianos” e “A Outra Volta do Parafuso”. Em 1931 venceu o pretigioso Prêmio Pulitzer com “Charles W. Eliot, President of Harvard University, 1869-1901”
 
“A Fera na Selva” é considerada como uma das mais bem-acabadas ficções de Henry James. O projeto gráfico da edição brasileira do livro, publicado pela editora Cosac Naify, acompanha a evolução da narrativa e, à medida que a espera vivida pelos personagens torna-se mais dramática, a gramatura das páginas do livro aumenta, as tonalidades do papel escurecem e o espaço entre as linhas do texto diminui. A tradução, feita por José Geraldo Couto, procurou respeitar a dificuldade do texto, mantendo intacta a riqueza de suas frases densas e parágrafos longos, de sua sintaxe por vezes intrincada. A edição traz ainda posfácio do professor Modesto Carone, que fornece valiosas chaves de interpretação. 
 
sobre Cinema Reflexão / outubro: Amores Contemporâneos
A mostra Cinema e Reflexão promove em outubro o ciclo ‘amores contemporâneos’, com curadoria assinada por Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho.
 
A primeira atração, na quinta-feira, 5 de outubro, às 19h, é o longa-metragem “Triangulo Amoroso”, produção alemã dirigida por Tom Tykwer (de “Corra, Lola, Corra” e “Negócio das Arábias”). A obra mereceu première mundial no Festival de Veneza e tem como protagonista um casal de 40 anos cuja união, apesar de sólida, caiu na monotonia. Separadamente, os dois conhecem um rapaz e se apaixonam por ele. Eles não sabem que amam a mesma pessoa, até que ela fica grávida, e os três se encontram.
 
Nas semanas seguintes estão programados “Catfish”, de Henry Joost e Ariel Schulman, “Amor?”, de João Jardim, e “Homens, Mulheres e Filhos”, de Jason Reitman.
 
As sessões da mostra Cinema e Reflexão acontecem no Instituto CPFL, que fica na Rua Jorge de Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera, Campinas. As projeções têm entrada franca, com ingressos distribuídos a partir das 18h.  

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
29/09/2017
oferecimento

EM Destaque


Sexta e sábado, dias 3 e 4, peça Sobre Homens e Ratos é a grande atração no Teatro Municipal


Quem gosta de teatro e quer aproveitar o feriado prolongado tem um programa especial para esta sexta-feira, dia 3, e no sábado, 4 de novembro. O Teatro Municipal de Jaguariúna terá apresentações do espetáculo “Sobre Ratos e Homens”, drama de....

ler notícia
03/11/2017


Fábio Jr apresenta grandes sucessos na Red Eventos


Com 40 anos de carreira e mais de 30 discos gravados, o cantor Fábio Jr. se apresenta dia 18 de novembro, na Red Eventos, relembrando com o público seus grandes sucessos. Com um carisma inigualável e uma carreira brilhante, Fábio Jr. é....

ler notícia
01/11/2017


Passeio de Maria Fumaça fecha Semana do Idoso com chave de ouro


Cerca de 120 idosos participaram de um animado passeio gratuito de Maria Fumaça, promovido pela Prefeitura de Jaguariúna no último sábado, 7 de outubro, encerrando com chave de ouro as comemorações da Semana do Idoso na cidade.  Os participantes....

ler notícia
09/10/2017


Jeito Moleque anuncia retorno e faz apresentação neste sábado (30)


Após anunciar o retorno aos palcos, o grupo Jeito Moleque chega pela primeira vez na cidade de Campinas/SP. O público que marcar presença no Vidotti Bar, no próximo sábado (30), terá a honra de cantar e dançar com os integrantes do grupo.  A....

ler notícia
26/09/2017


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Pizzaria Vecchio Zilli

: (19) 3837-1304
maiores informações

Botequim da Estação

: (19) 3867-1411
maiores informações

Bar Parque dos Lagos

: (19) 3837-4118
maiores informações

Vicenzo Pizzaria

: (19) 3847-1049
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024