ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Prefeitura promove ações preventivas pela saúde do homem durante todo o mês

O que antes era direcionado apenas à prevenção contra o câncer de próstata, tornou-se agora uma ampla campanha em prol da saúde masculina e temos o “Novembro Azul”, mês em que a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna convida os homens e seus familiares, incluindo especialmente as namoradas, esposas e companheiras a participarem da conscientização, fazendo com que a maioria deles venha participar das ações organizadas para o mês inteiro. 

Dessa vez, e daqui para frente, segundo a secretária de Saúde Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a cor azul também está associada ao combate ao diabetes, outra doença que afeta a saúde do homem com frequência. O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro, após ter sido oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007. 

Dentre os objetivos da campanha mundial estão: incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações. Portanto, neste mês de novembro a Secretaria de saúde promoverá ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes em Jaguariúna. No Brasil, a Campanha do Dia Mundial do Diabetes é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Tudo será feito por meio do SUS – Sistema Único de Saúde: tanto para prevenção e combate ao câncer de próstata quanto para o diabetes. Portanto, ao longo deste mês de novembro os interessados podem solicitar exame de PSA para pacientes acima de 50 anos e para aqueles que tenham mais de 40 anos com histórico de câncer de próstata na família. 

As ações preventivas também abordarão a prevenção ao diabetes, tabagismo, sedentarismo e mudança de estilo de vida. Haverá ainda testes rápidos para DST/Aids, encaminhamento para Grupos de Caminhada e incentivo à consulta médica para outros exames. Confira: 

- De 6 a 20 de novembro, na UBS (unidade Básica de Saúde) da Vila Miguel Martini será realizada busca ativa de sintomático respiratória com coleta de exame BK (tuberculose), além de testes de glicemia capilar para detectar diabetes. Basta que o interessado compareça e solicite esses exames.

- Dia 09/11, das 9h às 19h, na UBS Fontanella – Ações em prol da saúde integral do homem com vacinação, aconselhamento sobre DST/Aids, aferição de pressão arterial (PA), de glicemia e oferta de testes rápidos.

- 14/11 (Dia Mundial de Combate ao Diabetes), na UBS da Vila 12 de Setembro a equipe multiprofissional vai trabalhar com os pacientes os temas dieta e diabetes. Na ocasião, a nutricionista do Centro Universitário Jaguariúna (UniFAJ), Natália Conessa Ortega, e a Enfermeira Rosa Alice, coordenadora de Estágios, que darão orientações sobre como conviver com o problema tendo uma vida normal.

- 14/11, no Parque dos Lagos, será realizada a “Caminhada Azul”, iniciativa que busca promover a conscientização e divulgação dos cuidados que devemos ter para conviver com a doença ou evitar que venhamos a ter diabetes.

- 16/11, na UBS Central, das 8h30 às 10h30, a equipe multiprofissional promoverá uma Roda de Conversa sobre câncer de próstata e a saúde do homem em geral.

- Dia 16/11, às 11h, na UBS Fontanella – ação do Dia D de Prevenção à Diabetes, com participação da Dra. Flávia Schimidt, médica da rede municipal de Saúde.

- Dia 17/11, às 9h, na UBS Florianópolis – Roda de Conversa sobre Diabetes Mellitus, promovida pela equipe multiprofissional. 

- Dia 22/11, às 9h, na UBS do bairro Guedes – Roda de Conversa abordando o câncer de próstata e recebimento de solicitações dos exames pertinentes à saúde do homem, incluindo o exame de PSA (coleta de sangue específica para detectar vestígios de câncer de próstata), promovida pela equipe multiprofissional. 

- Dia 22/11, às 14h, na UBS da Vila Miguel Martini – Palestra sobre prevenção ao câncer de próstata.

- Dia 23/11, às 9h, na UBS Roseira de Baixo: grupo de orientação sobre a prevenção do câncer de próstata, atividade laboral e orientação nutricional.

 

- Dia 23/11, às 10h, na UBS Roseira de Baixo, Ações de Saúde Integral do Homem: conversa sobre sintomatologia do câncer de próstata, pênis e testículos.

 

- Dia 23/11, às 9h, na UBS Florianópolis – Roda de Conversa sobre câncer de próstata e a saúde do homem com a equipe multiprofissional abordando o tema de todas as palestras do Planejamento Familiar.

 

- Dia 24/11, às 8h, na UBS da Vila 12 de Setembro – Roda de Conversa sobre câncer de próstata e a saúde do homem com a equipe multiprofissional abordando o tema de todas as palestras do Planejamento Familiar.

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
03/11/2017
oferecimento

EM Destaque


JAGUARIÚNA LIDERA EM SAÚDE, EDUCAÇÃO, MERENDA E SEGURANÇA, DENTRE AS 15 MAIORES CIDADES DA RMC


Cidade fica em 1º lugar em quatro áreas: Educação (752 pontos), Saúde (698), Merenda Escolar (758) e Segurança Pública (667), todas com “alto grau de satisfação” entre a população. O ranking trimestral....

ler notícia
24/04/2018


FESTIVAL DE FOOD TRUCK LEVA MAIS DE 7 MIL PESSOAS AO PARQUE SANTA MARIA


A segunda edição do “Jaguariúna Food Truck Festival”, que aconteceu no último final de semana, contou com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da Prefeitura de Jaguariúna, e atraiu mais de 7 mil pessoas de sexta a domingo, no Parque Santa....

ler notícia
24/04/2018


PREFEITURA AMPLIA AÇÕES CONTRA O AEDES COM MUTIRÃO E PALESTRAS PARA EDUCADORES


O mutirão de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, promovido pela Prefeitura no último sábado (21/04) visitou 860 moradias nos bairros Dona Irma, Vila Guilherme e Vila Miguel Martini. O trabalho dos Agentes de Saúde nas....

ler notícia
24/04/2018


JAGUARIÚNA RECEBE PRÊMIO INOVACIDADE POR MELHORIAS IMPLANTADAS NA ÁREA DE SAÚDE


O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, recebeu na última terça-feira (17/04), em São Paulo, o Prêmio InovaCidade, que está em sua sexta edição em 2018 e é um reconhecimento do SmartCity Business America às....

ler notícia
19/04/2018


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Pizzaria Vecchio Zilli

: (19) 3837-1304
maiores informações

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Restaurante Ristorantino

: (19) 3867-2436
maiores informações

Vicenzo Pizzaria

: (19) 3847-1049
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024