CULTURA

BANDA MUNICIPAL PREPARA REPERTÓRIO ESPECIAL PARA HOMENAGEM ÀS MULHERES NO 8 DE MARÇO

Cartier replica watches https://www.rsdwatches.com

O dia 8 de março, consagrado como “Dia Internacional da Mulher”, terá uma homenagem especial às mulheres organizada pela Prefeitura de Jaguariúna por meio da Secretaria municipal de Turismo e Cultura (Setuc).

O evento será na próxima quinta-feira (08/03), denominado “De Chiquinha Gonzaga a Anitta”, e terá os músicos da Banda Municipal ‘Paulo de Moraes Penteado’ como atração principal, a partir das 20h, no Teatro Municipal, com entrada gratuita ao público. A regência é do maestro Rinaldo Zamai. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria, com 30 minutos de antecedência.

De acordo com a titular da pasta, secretária Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos, a Banda Municipal está preparando um repertório especial para a data e todas as mulheres e seus familiares estão convidados.

“Essa apresentação é para lembrar e ressaltar a importância das mulheres na sociedade e foi denominada ‘De Chiquinha Gonzaga a Anitta’. Ela faz parte do projeto Banda Municipal Convida e terá um repertório de grandes sucessos musicais somente com cantoras e intérpretes femininas, pois nossa música é rica em revelar detalhes das lutas, conquistas e avanços alcançados pelas mulheres”, destaca a secretária.

Dessa forma, para este primeiro concerto ao vivo de 2018 a banda vem ensaiando um repertório que mostrará a trajetória da música brasileira através de canções de compositoras e intérpretes consagradas, iniciando no final do século XIX, percorrendo todo o século XX e chegando aos dias atuais.

“Será uma viagem no tempo, onde o público poderá apreciar toda a luta que as mulheres tiveram que travar para quebrar as barreiras do preconceito e buscar a igualdade social, lembrando que, antigamente, muitas vezes a única forma delas se expressarem era através da arte”, pontua o maestro.

SERVIÇO

Projeto Banda Municipal Convida

Evento: Concerto “De Chiquinha Gonzaga a Anitta” – Apresentação ao vivo da Banda Municipal Paulo de Moraes Penteado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Quando: 8 de março de 2018 (quinta-feira) – Horário: 20h

Local: Teatro Municipal de Jaguariúna

Detalhe: Entrada gratuita (ingressos serão distribuídos na bilheteria com 30 minutos de antecedência – Capacidade: 370 lugares

Convidadas Especiais: Mulheres de Jaguariúna e seus familiares

 

SOBRE CHIQUINHA GONZAGA (foto)

A compositora e maestrina carioca Chiquinha Gonzaga (1847-1935) nasceu Francisca Edwiges Neves Gonzaga no Rio de Janeiro, em 17 de outubro de 1847, fruto da união de José Basileu Neves Gonzaga, militar de ilustre linhagem no Império, com a forra Rosa, filha de escrava.

Destaca-se na história da cultura brasileira e da luta pelas liberdades no país, principalmente a das mulheres, pelo seu pioneirismo. A coragem com que enfrentou a opressora sociedade patriarcal e criou uma profissão inédita para a mulher, causou escândalo em seu tempo.

Atuando no rico ambiente musical do Rio de Janeiro do Segundo Reinado, no qual imperavam polcas, tangos e valsas, Chiquinha Gonzaga não hesitou em incorporar ao seu piano toda a diversidade que encontrou, sem preconceitos. Assim, terminou por produzir uma obra fundamental para a formação da música brasileira.

Fonte: https://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

Reportagem: Aluízio Santana

Foto: Divulgação/internet

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
02/03/2018
oferecimento

EM Destaque


GRUPO ‘ARTE NO CRAS’ CURTE SESSÃO DE CINEMA NO CRAS CRUZEIRO DO SUL


Na quarta-feira, 10 de outubro, o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Cruzeiro do Sul, que faz parte da estrutura da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, comandada por Andréa Dias Lizun, promoveu uma sessão de cinema para as participantes....

ler notícia
11/10/2018


JAGUARIÚNA AVANÇA EM CONQUISTAS E TEM PROGRAMAÇÃO ECLÉTICA PARA COMEMORAR 64 ANOS


A programação é bastante diversificada e inclui inaugurações em diversos setores, ampliando os benefícios para a população na rede pública municipal. Além disso, teremos ainda shows musicais, teatrais, esportivos e....

ler notícia
03/09/2018


EXPOSIÇÃO “UMA CAPELA NO CAMINHO”, DO PREMIADO FOTÓGRAFO GUILHERME BAFFI, CHEGA A JAGUARIÚNA


Não há um só município brasileiro onde capelas, igrejas e templos não façam parte da paisagem, expressando a religiosidade de um povo, seja numa minúscula comunidade ou numa cidade com ares de metrópole. A gente vê e sabe que elas....

ler notícia
17/08/2018


Chitãozinho & Xororó comandam segunda semana da 30ª edição do Jaguariúna Rodeo Festival


A programação de shows do Jaguariúna Rodeo Festival 2018 está fechada. E como prometido: “modão” não vai faltar. Chitãozinho & Xororó comandarão a segunda semana da 30ª edição da festa, que....

ler notícia
14/08/2018


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Bar Parque dos Lagos

: (19) 3837-4118
maiores informações

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Botequim da Estação

: (19) 3867-1411
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024