ACONTECE EM JAGUARIÚNA

ALUNOS DO CEJA TÊM PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA FAMILIAR CONTRA A MULHER E LEI MARIA DA PENHA

O ambiente escolar como um espaço que ultrapassa o aprendizado diário de ler e escrever para pessoas adultas que voltaram a estudar. Essa é a essência do “Projeto Vida”, implantado em 2017 pela direção do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos), que funciona na Escola Municipal Professora Yvone Poltronieri Santos, em Jaguariúna.

Na última segunda-feira (14/05), conforme a diretora do CEJA, Luciane Lourencette Nunes, cerca de 150 alunos participaram da palestra “Violência Familiar – Lei Maria da Penha”, que durou cerca de uma hora e meia, com Roberta de Azevedo Iribeu Acorsi, a GM Roberta, da Guarda Civil Municipal de Jaguariúna.

Experiente no assunto, a GM Roberta atua diretamente no atendimento de ocorrências que envolvam agressão contra mulheres em Jaguariúna por meio da “Patrulha Maria da Penha”, criada pela Prefeitura no ano passado.

“Ela abordou os diversos aspectos de violência praticada contra as mulheres no ambiente familiar, principalmente a física e a psicológica, que são as mais comuns, explicando a todos – homens e mulheres –, que isso é crime e quais são as formas de combatê-lo. Depois, tivemos uma roda de conversa, onde os alunos puderam perguntar e tirar as dúvidas sobre as diversas situações enfrentadas no dia a dia”, disse Luciane.

Parcerias

Conforme estudos divulgados por especialistas, os vários tipos de violência contra a mulher são, em geral, cometidos por pessoas de seu convívio ou bem próximas, como maridos, namorados, companheiros, colegas de trabalho e, em casos extremos, até mesmo filhos e outros parentes (irmãos, primos, etc). Muitas, inclusive, por vergonha ou medo de represálias, deixam de buscar seus direitos, o que é um erro, garantem psicólogos, pois a situação só tende a se agravar.

“Essas palestras são fruto das parcerias que fazemos, buscando ampliar os horizontes de nossos alunos aqui no CEJA, pois todos são adultos e buscamos proporcionar a eles, além do aprendizado escolar, um conceito melhor do que é, realmente, a cidadania plena”, completa Luciane Nunes. Segundo ela, os alunos aprovaram a iniciativa e são bastante participativos nos debates promovidos.

“Eles demonstram muito interesse em saber e se informar de assuntos que antes lhes eram desconhecidos”, destaca a diretora do CEJA. Segundo ela, a próxima palestra está agendada para o dia 29 de maio, com a psicóloga Sônia Maião, que abordará o tema “Empoderamento Humano”.

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

PMJ
16/05/2018
oferecimento

EM Destaque


RODEIO DE JAGUARIÚNA PODERÁ TER MENOS ADEPTOS NESSA EDIÇÃO DE 2018, SAIBA PORQUE


Em uma enquete realizada durante o período de 01 a 18 de julho, dados apontam que 54% das pessoas  não participarão do Jaguariúna Rodeo Festival deste ano. Seguido de 32% que afirmam a presença e 14% que gostam da festa, porém alegam ser uma festa....

ler notícia
18/07/2018


OPERAÇÃO TAPA-BURACOS SEGUE À TODO VAPOR EM JAGUARIÚNA


A Operação Tapa-Buracos da Prefeitura de Jaguariúna segue melhorando as condições de tráfego na área urbana da cidade, resgatando a segurança para motoristas e pedestres. Nesta quarta-feira, 11 de julho, equipes coordenadas pela Secretaria....

ler notícia
12/07/2018


PREFEITURA OFERECE CURSO GRATUITO DE OBEDIÊNCIA BÁSICA PARA CÃES


Quem mora em Jaguariúna e quiser aprender as técnicas para que seu cão de estimação se torne mais obediente e dócil aos seus comandos, pode se inscrever no “Curso de Obediência Básica para Cães”, ministrado pelo Guarda....

ler notícia
12/07/2018


Febre Maculosa nas cidades da região, tome cuidado.


Jaguariúna não tem nenhum caso da doença, mas prevenir é o melhor remédio; período entre julho e novembro é considerado propício para a proliferação do “vermelhinho”, segundo estágio da evolução....

ler notícia
12/07/2018


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Vicenzo Pizzaria

: (19) 3847-1049
maiores informações

Botequim da Estação

: (19) 3867-1411
maiores informações

Bar Parque dos Lagos

: (19) 3837-4118
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024