ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Com apoio da Cervejaria Ambev, Coalizão Cidades pela Água encerra 2018 com restauração de 33 mil hectares de áreas preservadas

Iniciativa liderada pela ONG The Nature Conservancy atua em 146 municípios em projetos de recuperação ambiental e gestão de recursos hídricos; mais de 3.500 famílias já foram beneficiadas desde o início do projeto
A Coalizão Cidades pela Água, iniciativa liderada pela The Nature Conservancy (TNC)  em parceria com a Cervejaria Ambev e outros atores dos setores público e privado e a sociedade civil, vai encerrar o ano de 2018 com a marca de 33 mil hectares de áreas conservadas e restauradas em seis regiões metropolitanas do Brasil, que contribuem para segurança hídrica de mais de 100 municípios. Para se ter ideia do que isso representa, cada hectare equivale a 10 mil m² - mais ou menos a medida de um campo de futebol.  
A Coalizão promove ações de conservação de nascentes e rios em áreas críticas para a produção e conservação de água. O objetivo é construir soluções de longo prazo e baseadas na natureza para ampliar a disponibilidade de água a 42 milhões de brasileiros.  No total, 3.577 famílias foram beneficiadas nas áreas do Sistema Cantareira e Alto Tietê, em São Paulo; bacias hidrográficas do Pipiripau e Descoberto, localizadas no Distrito Federal; do Guandú e Paraíba do Sul, que ficam no Rio de Janeiro; além do Espírito Santo.
Para implementar todos os seus projetos, a Coalizão captou, desde o seu lançamento em 2015, cerca de R$ 26,3 milhões entre empresas apoiadoras e outras instituições parceiras. A Cervejaria Ambev, principal apoiadora em recurso financeiro e gestão, integra iniciativas como essa desde 2012, com o Programa Bacias de Jaguariúna.
“Temos diversas iniciativas que visam a preservação dos recursos hídricos e a ampliação do acesso à água, pois essas são questões prioritárias dentro de nosso programa de sustentabilidade. Apoiar a TNC e a Coalizão é, para nós, poder ajudar a ampliar o alcance desses projetos e reforçar nosso sonho de criar um mundo melhor e mais sustentável para as futuras gerações”, afirma Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev.
Apenas em São Paulo, foram alavancados R$ 12 milhões para ações de conservação, restauração e melhores práticas juntos aos comitês responsáveis pelos projetos nas bacias hidrográficas PCJ (que compreende os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e do Alto Tietê.
Também foram validados quase mil hectares para restauração ambiental em áreas do Sistema Cantareira, o principal sistema que abastece a Grande São Paulo. Em Jaguariúna, o projeto de recuperação do solo e da mata ciliar - por meio de parcerias com agricultores que moram no entorno da bacia do rio Jaguari - já soma mais de 1.600 hectares de proprietários rurais que se comprometem com práticas de conservação de água em suas propriedades da região. 
Já no Rio de Janeiro uma das maiores conquistas foi angariar apoio para a implementação de um novo projeto de PSA (pagamento por serviços ambientais) na Bacia do rio Guandu, responsável por fornecer cerca de 80% do abastecimento hídrico atendendo mais de 8 milhões de pessoas da região metropolitana da capital fluminense. Por meio do PSA, são feitas parcerias com agricultores e produtores rurais que moram no entorno das bacias, que incluem informações sobre técnicas de conservação, educação ambiental, restauração ecológica do solo e da mata ciliar.
 
Em Brasília, os projetos de restauração acontecem na bacia Pipiripau, onde quase 180 produtores rurais já foram beneficiados pelo PSA dentro das iniciativas de preservação adotadas.
 
A Coalizão também desenvolveu durante 2018 outros importantes trabalhos de captação de recursos, capacitação de produtores rurais para preservação de áreas ambientais e estudos para implantação de novas iniciativas em Belo Horizonte, Curitiba e no estado do Espírito Santo.

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
16/01/2019
oferecimento

EM Destaque


PREFEITURA MOBILIZA CAMPANHA REGIONAL DE COMBATE AO AEDES COM O APOIO DA EPTV


Nesse sábado, 16 de fevereiro, Jaguariúna receberá a Campanha Regional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. Essa iniciativa integra um projeto da EPTV, afiliada da Rede Globo. A campanha será das 8h às 16h e passará pelos seguintes bairros: Jardim....

ler notícia
13/02/2019


JAGUARIÚNA RECEBE PROJETO CARRETA LITERÁRIA A PARTIR DE 18 DE FEVEREIRO


O ano letivo em Jaguariúna vai começar com uma bela novidade para cerca de 7 mil alunos que estudam nas 13 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino: a Carreta Literária, que chega à cidade no próximo dia 18 e iniciará seu....

ler notícia
05/02/2019


Jaguariúna amanhece mais alegre ao som de Coldplay


Nesta manhã de quinta-feira, 17 de janeiro, Jaguariúna amanheceu mais alegre. Bem em frente a igreja matriz no centro da cidade, um  jovem talentoso  brindou nos com o som de seu saxofone. Camilo Santu, ou SANTU como é conhecido no meio artísitco,....

ler notícia
17/01/2019


SAÚDE INICIA COLETA DE LARVAS DO AEDES AEGYPTI PARA MONITORAMENTO DA DENGUE EM JAGUARIÚNA


Uma equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguariúna iniciou, nesta segunda-feira (14/01), uma Avaliação de Densidade Larvária (ADL) pelos bairros Vila São José, Vila 12 de Setembro e Jardim Imperial, seguindo orientação....

ler notícia
15/01/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Botequim da Estação

: (19) 3867-1411
maiores informações

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024