ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Posto de Atendimento Médico Veterinário de Jaguariúna castra 42 animais num só dia

Uma questão de saúde pública tratada com a seriedade necessária, pois a castração de animais domésticos ou de rua (sem dono) garante o controle da natalidade e ajuda a prolongar a vida de cães e gatos. Com essa justificativa, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguariúna, via Posto de Atendimento Médico Veterinário (PAMV), realiza periodicamente a castração gratuita de cães e gatos na cidade. O serviço conta com a colaboração voluntária de médicos veterinários da cidade.

Para ter acesso à castração gratuita o dono do animal só precisa fazer a solicitação por meio do Atende Fácil. O serviço é mantido pela Prefeitura e exige a apresentação do Cartão Cidadão. De acordo com o médico veterinário da Prefeitura, Dr. José Eduardo Chaib de Moraes, nesta quinta-feira (23/05) o consórcio firmado com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas) permitiu contratar um especialista e realizar a castração pré-agendada de 42 animais, a maioria cadelas, nas dependências do PMAV de Jaguariúna.  

“A prioridade, agora, é castrar as fêmeas, pois antes era mais comum castrar os animais machos”, explica. Conforme o veterinário, a convênio com o Cismetro permite marcar a castração de 40 animais num dia, como estava sendo feito, e outras 10 castrações em outro. “No início de junho teremos outra em nossa cidade e já estamos agendando mais 10 castrações”, revela o Dr. Eduardo Chaib.

O Posto de Atendimento Médico Veterinário da Prefeitura de Jaguariúna funciona na Rua Maurício Silva, s/nº – Bairro Roseira de Baixo, e tem acesso pelo portão dos fundos do Parque Américo Tonietti). Foi inaugurado pela Prefeitura em 6 de setembro do ano passado e faz atendimento veterinário gratuito de segunda a sexta, das 13h às 17h, mediante consulta gratuita previamente agendada. 

A secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, anunciou uma novidade que ampliará, em breve, segundo ela, a prestação desse serviço. “Recebemos uma verba, via emenda parlamentar do deputado Baleia Rossi (MDB), e vamos encaminhar a compra de um Castramóvel, que é um veículo com a estrutura necessária para realizarmos castrações nos bairros, atendendo assim a população em vários pontos da cidade”, revela.  

Reportagem: Aluízio Santana
Fotos: Ivair Oliveira/PMJ

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

FACEBOOK
23/05/2019
oferecimento

EM Destaque


Prefeitura de Jaguariúna formaliza doação de terreno para construção da futura sede própria da OAB


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Jaguariúna, que é presidida pela Dra. Maria do Carmo Santiago Leite, deu um passo importante para que a entidade venha a ter sua sede própria – a Casa do Advogado – até o final do mandato da atual gestão, que....

ler notícia
21/05/2019


Escola “Sada Salomão Hossri” recebe mais de 400 pessoas durante uma manhã do Escola Amiga


O tema foi “Amor Maior” e a manhã do último sábado, 18 de maio, foi dos mais animados para a comunidade da Escola Municipal Professora Sada Salomão Hossri, que curtiu mais uma edição do “Escola Amiga”, iniciativa da Prefeitura de....

ler notícia
20/05/2019


Fundo Social de Solidariedade abre inscrições para três cursos em Jaguariúna


O Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna oferece novas oportunidades para quem mora na cidade e quer aprender a fazer algo que ajude, inclusive, a melhorar a renda familiar. De acordo com a presidente do Fundo Social, Flora Reis, na próxima semana serão abertas....

ler notícia
16/05/2019


Dia da Assistente Social é comemorado com café da manhã e palestra no CRAS Nassif


Com as presenças da vice-prefeita e secretária de Meio Ambiente de Jaguariúna, Rita Bergamasco, e da secretária municipal de Assistência Social, Andrea Dias Lizun, foi comemorado na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, no Centro de Referência de....

ler notícia
15/05/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Restaurante Ristorantino

: (19) 3867-2436
maiores informações

Pizzaria Vecchio Zilli

: (19) 3837-1304
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com